Re: Não consigo acentuar no konsole

Ola,
Essa situação costuma ocorrer quando a shell não suporta o "encoding" que o terminal esta enviando.
A shell e o terminal estão falando línguas diferentes.
rode  o comando locale e veja qual o encoding esta sendo usando, bem como a língua.
Ira retornar linhas como essa:
LC_CTYPE="en_US.ISO-8859-15"

Que ser dizer, inglês americano codificação ISO-8859-1.
Compare com o que esta configurado no KDE.
locale -a ira listar os encoding suportados.
Para testar, faça (na shell em questão)
LANG=um_dos_locales_suportados
LC_ALL=um_dos_locales_suportados

Caso o locale desejado não esteja listado, rode o comando (como root)
dpkg-reconfigure locales

Escolha os locales desejados e o que será o padrão global.
No KDE, o mesmo locale padrão (ou por usuário) devera ser configurado.

        Prezados,

        Depois de muito tempo sem usar o Debian, consegui novamente instala-lo
novamente.  Testei os programas que costuma usar e todos até agora
funcionaram a contento.

        Estou tendo dificuldade numa coisa prosaica como acentuar as coisas
quando estou a usar o konsole.  A letra "Ç" consigo digitar mas não
consigo obter as letras com acentos.

--
Paulino Kenji Sato