Re: Software Livre assinador de documentos PDF

On Sun, Nov 29, 2015 at 01:25:40PM -0200, Diego Rabatone Oliveira wrote:
> Ótimo saber que é possível assinar documentos via Libreoffice 5.
> Porém, ainda acho razoável a ideia de termos um Software Livre para
> assinatura digital de documentos PDF. Eu, por exemplo, costumo gerar
> documentos via LaTeX, assim como muitas vezes imprimir páginas web que
> gostaria de assinar digitalmente. Ou mesmo quando recebo algum documento já
> em formato PDF.
>
> Outra hipótese é quando várias pessoas pretendem assinar um único
> documento, caso que em provavelmente o libreoffice não consiga resolver,
> ainda.

https://code.google.com/p/origami-pdf/

é feito em ruby, tem um conjunto de binários e também uma biblioteca. o
desenvolvimento upstream parece estar parado, mas parece razoavelmente
maduro.

eu já usei a biblioteca em um projeto pra validar assinaturas em pdf's
enviados, mas também tem as APIs pra assinar. está no debian, eu mesmo
empacotei:

origami-pdf/unstable,testing 1.2.7-2 all
  PDF analysis and manipulation tool

ruby-origami/unstable,testing 1.2.7-2 all
  PDF analysis and manipulation tool (Ruby library)

em princípio seria fácil fazer um programinha standalone pra assinar
PDFs, mas eu provavelmente não vou fazer isso por diversão. ;-)

--
Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>