Re: distribuição linux

On Thu, Oct 22, 2015 at 10:36:14AM -0300, Fred Maranhão wrote:

> mas isto é realmente um ponto preocupante. eu concordo que pulveriza.
> mas o tom faz toda a diferença.

mesmo se você partir de um princípio totalmente "egoísta", de quem não
se importa em contribuir de volta com a comunidade de software livre
(notem que eu não estou dizendo que essa é a postura do Manoel), tem um
outro problema além da "pulverização". manter um SO funcionando de forma
consistente dá _muito_ trabalho, porquê tem muitas questões técnicas que
precisam ser resolvidas hoje, e que precisarão ser resolvidas amanhã.

quando você escolhe seguir o seu próprio caminho, você tem que fazer
tudo isso sozinho, construir a sua própria comunidade do zero, e muito
dificilmente você vai alcançar o ponto onde a sua "nova distro" vai ser
viável do ponto de vista puramente de engenharia.

quando você se mantém o mais próximo possível da comunidade original
(debian nesse caso), você aproveita o esforço brutal que a comunidade já
tem pra manter o SO, e consegue se preocupar apenas com o seu
"diferencial".

> a iniciativa do debian-CDD é de tentar minimizar esta pulverização,
> oferencendo para quem quer uma distro com características especiais a
> opção de se preocupar apenas com a especialização, deixando toda a
> parte que ficaria igual ao debian por conta do debian e de seus
> milhares de colaboradores.

simple-cdd provavelmente é uma boa forma de fazer. com o live-build vc
também consegue incluir repositórios e pacotes personalizados, e tem a
vantagem que a mesma mídia serve como live e como instalador.

--
Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>