Como executar um programa X de fora da sessão X (por exemplo, a partir do console ou SSH)

Sem ser o usuario logado no console tty7, como faço para executar um aplicativo X e tê-lo exibido em uma sessão X ex. tty7? Supondo que eu sou ou root, ou eu sou o mesmo usuário que conectado.

Alguns exemplos de situações:

Conectar por SSH e executar um programa que exibe na tela do computador remoto (o computador que eu me conectei, não encapsulado através de ssh -X abrindo no meu comptaudor)

sei que da pra usar x11vnc, para acessar a sessão aberta no computador remoto, mas não é isso que eu quero, eu quero acessar por ssh e abrir um programa visual na sessão ja existente.

estou usando Debian e Gnome