Re: Falha ao instalar libreoffice no debian sid (dependências não encontradas)

On Mon, Aug 03, 2015 at 11:58:03PM -0300, Dennis Gonçalves wrote:
> Bom,
>
> eu pesquisei um pouco mais agora a noite, com mais tempo, sobre este
> problema das dependências. O problema é que o libstc++6 (v 5.2.1) está
> quebrando vários pacotes. Dentre eles o libboost-date-time1.55.0, que é
> dependência da instalação do libreoffice - apesar do default no debian ser
> o libboost-date-time1.58. Acho que o ideal seria atualizar o libreoffice
> para depender da versão nova.
> Mas, aparentemente só eu estou tendo este problema, pois não tem nenhum bug
> deste tipo reportado.

a questão é que gente está no meio da transição para libstc++6 (i.e.
nova ABI default para C++ fornecida pelo GCC 5), e durante as próximas
semanas o sid vai estar meio conturbado.

> Alguém sabe como contornar isso?

nunca fazer `dist-upgrade` no sid sem prestar bastante atenção no
que vai acontecer antes de confirmar. como regra geral, se você fizer
sempre `upgrade` ao invés de `dist-upgrade`, você vai estar a salvo,
porque o `upgrade` evita ao máximo remover coisas que você já tem
instalado, enquanto o `dist-upgrade` vai dar preferência às coisas novas
ao invés do que já está instalado no seu sistema.

pra consertar o que já rolou, você pode tentar instalar as coisas do
testing, i.e. adicionar o testing no sources list e

  $ apt install libreoffice/testing

(não tentei, então não tenho certeza de que vai funcionar)

--
Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>