Re: definir programa padrão - problema com ImageMagick

Usando Arch Linux, e Zathura como leitor de PDF, tive problema semelhante. Eis o que fiz:

cd ~/.local/share
mkdir applications
cd applications
vim mimeapps.list.new (cria um arquivo vazio mesmo, mas acho que tem que se chamar mimeapps.list, não lembro porque coloquei o new...)
xdg-mime default zathura.desktop application/pdf

Qualquer coisa, isto pode ajudar: https://wiki.archlinux.org/index.php/Default_applications