[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [off topic] Backup



Muito obrigado a todos pelas respostas até agora!

Um grande problema é o tempo fora do ar, mas digamos que até 1 dia seria tolerável, mais do que isso implica em prejuízo a vista....

Vinicius


On 25-06-2015 16:03, Flavio Menezes dos Reis wrote:
Aliás, em uma rápida pesquisa, pelo menos no caso do postgresql, pode-se utilizar as funções pg_start_backup e pg_stop_backup para criar um snapshot sem parar o banco de dados.

Em 25 de junho de 2015 15:41, Flavio Menezes dos Reis <flavio-reis@pge.rs.gov.br> escreveu:
Aliás, eu estou implementado um ambiente com zfs e drbd para. ao mesmo tempo em que faz o espelhamento, utiliza snapshots para backup histórico. Sem contar que uma vez criado o snapshot é possível enviá-lo para outro meio de armazenamento. O grande "problema" é a necessidade de dar um stop e um start no servidor de banco de dados, mas o tempo de criação do snapshot é irrisório.


Em 25 de junho de 2015 15:37, Flavio Menezes dos Reis <flavio-reis@pge.rs.gov.br> escreveu:
Obrigado Paulo Bruck, escrevi drbl erroneamente, quis dizer drbd. Fiz esta recomandação por ficou claro no problema do Vinícius a perda de dados e a consequente necessidade de recuperação da última posição para continuidade de negócios.

Eu evito afirmar que espelhamento não seja backup, pois serve como um em caso de falha e consequente erro no armazenamento principal.

Certamente há que se ter clareza de que não permite retornar a uma situação anterior, e neste caso, a política de backup (que não espelhamento) é também essencial. Não adianta eu ter um backup que não me serve.

Atte.,

Em 25 de junho de 2015 15:28, paulo bruck <paulobruck1@gmail.com> escreveu:
Olá Vinicius

Tudo se resume na tecnologia que vc está usando e quanto tempo vc esta disposto a ficar sem sistema e quanto vc esta disposto a pagar.

Tem alguns softwares que não necessitam de Alta disponibilidade pois estes mesmo softwares já tem um esquema de rodar em 2 servidores . exemplo classico é o dns ( bind) master/slave.

Pelo que eu me lembro é possivel ter um master/slave ou master/slave em postgresql. Eu mesmo já fiz o master/master em mysql.

Quanto aos dados aí sim vc pode pensar em  em Alta disponibilidade com 2 servidores, ou um esquema de maquina virtuais com live migration. Tudo depende novamente de quanto vc está disposto a  pagar e quanto tempo vc pode ficar fora do ar.

Apenas um lembrete que muitas pessoas erram de quem um HD como espelho( seja em RAID1,5,10,6 etc) é backup. NÃO É!!!!!

Mesmo o drbd ( que seria um rAID1 em rede ) tambem NÃO É um backup.

São soluções distintas. BAckup != H.A ( Alta Disponibilidade).

Bem passe na lista o que vc deseja em termos de :
a) quanto tempo posso ficar fora do ar? 5 minutos, 6 horas? 24 horas?
b) quanto a empresa está disposta  a pagar? um outro servidor clone? uma storage?

Lembrando que quanto menor o tempo que vc deseja ficar parado normalmente implica em maior custo do projeto.

[]s


Em 25 de junho de 2015 15:12, Flavio Menezes dos Reis <flavio-reis@pge.rs.gov.br> escreveu:
Vinícius,

Eu recomandaria, fortemente, a implementação de um servidor de failover, utilizando drbl para espelhamento do dispositivo de bloco. Assim, em caso de falha no servidor primário, basta ativar o secundário, sem perda de dados. De quebra, ao retornar o primário do conserto, a replicação é automática e a solução de failover estará pronta novamente.

Se for o caso de desejar pensar sobre implementar uma solução de cluster, nos dê retorno e passamos a aconselhá-lo em como fazer.


Em 25 de junho de 2015 12:45, S&DeMario <sdmi.tec@uol.com.br> escreveu:
Sei que este assunto já foi discutido por aqui e não é específico do Debian, mas como se tratam de servidores Debian e por aqui sei que existem pessoas com o mesmo tipo de demanda, peço licença para colocar as dúvidas, agradecendo qualquer opinião a respeito, já esclarecendo que sou desenvolvedor e não estou atualizado quanto a manutenção de sistemas, mas preciso dar alguma ajuda ao cliente, e nada tão bom como a experiência prática para ajudar nestes casos.

Temos alguns servidores de arquivo e bases de dados SQL (Postgresql) em nossos clientes e, inevitavelmente, ocorre de tempos em tempos que algum HD apresente defeito, obrigando a restauração do sistema.

Coloco então minha dúvida: na opinião de vocês, qual seria o sistema/procedimentos mais adequado para backup dos dados?

No caso do servidor SQL, o próprio manual de referência do Postgresql recomenda utilizar uma rotina de dump da base de dados, o que facilitaria seu restauro, ao invés de apenas fazer cópia dos arquivos da base.

Quanto aos demais arquivos, uma cópia seria adequada, pois não estão atrelados a uma estrutura, como é o caso de bases SQL. A capacidade de armazenamento hoje é de alguns terabytes (2 ou 3).

Usar um software como o bacula para efetuar e gerenciar os backups? Seria adequado para usuários não especializados?

Realizar o backup em qual tipo de mídia? Um HD externo, unidade de fita, um servidor tipo storage, uma nuvem?

Os servidores já contam com espelhamento, mas já ocorreu (azar!) que um possível surto na alimentação levou o HD com espelho também...

Bom, alguém com experiencia em cenários semelhantes a este para dar um pitaco, indicar um caminho das pedras, contar suas aventuras?

Agradeço a todos!


Vinicius


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org
Archive: [🔎] 558C2234.10209@uol.com.br" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.debian.org/[🔎] 558C2234.10209@uol.com.br




--
Flávio Menezes dos Reis
Procuradoria-Geral do Estado do RS
Seção de Infraestrutura de Rede - Assessoria de Informática
Analista de Informática
(51) 3288-1764



--



--
Flávio Menezes dos Reis
Procuradoria-Geral do Estado do RS
Seção de Infraestrutura de Rede - Assessoria de Informática
Analista de Informática
(51) 3288-1764



--
Flávio Menezes dos Reis
Procuradoria-Geral do Estado do RS
Seção de Infraestrutura de Rede - Assessoria de Informática
Analista de Informática
(51) 3288-1764



--
Flávio Menezes dos Reis
Procuradoria-Geral do Estado do RS
Seção de Infraestrutura de Rede - Assessoria de Informática
Analista de Informática
(51) 3288-1764


Reply to: