Re: problemas no apache2 após migração wheezy - jessie

Acredito que pode ser a questão do cgi, se o zabbix utilizar scripts cgi.bin você precisa considerar a questão de reconfiguração desta etapa.
Não digo mudar todo o backend (banco,scripts de monitoramento,binarios, libs) do apache ou do zabbix, mas sim a configuração do cgi do apache.
Pode ser também a versão do PHP, nestes sistemas, geralmente você deve considerar uma versão php que seja compativel tanto com o banco de dados quanto com o zabbix.O fato do php funcionar no sistema, não necessariamente o fara funcionar para o seu zabbix, ele pode utilizar um codigo sobre a versão mais recente do php.
Uma dica interessante. sempre criar uma página dentro do seu ambiente web com a função phpinfo, assim sempre que tiver em duvida basta acessar o path(link na intranet) e verificar a versão do php rodando.

Outra sugestão é utilizar um servidor para front-end e outro para back-end, é uma boa pratica utilizar servidores separados para cada função.Desta maneira a atualização pode ser feita em etapas sem comprometer o ambiente de monitoramento.É um pouco mais complicado a utilização de front e back porque gera um custo maior, você deve convencer o seu gestor desta necessidade.

Em 7 de maio de 2015 10:33, Fred Maranhão <fred.maranhao@gmail.com> escreveu:
Em 7 de maio de 2015 09:55, Tiago Rocha <tiago.rocha@openmailbox.org> escreveu:
> Como está teu /etc/apache2/conf.d/zabbix ?

# more /etc/apache2/conf.d/zabbix
# Define /zabbix alias, this is the default
<IfModule mod_alias.c>
    Alias /zabbix /usr/share/zabbix
</IfModule>

<Directory "/usr/share/zabbix">
    Options FollowSymLinks
    AllowOverride None
    Order allow,deny
    Allow from all

    php_value max_execution_time 300
    php_value memory_limit 128M
    php_value post_max_size 16M
    php_value upload_max_filesize 2M
    php_value max_input_time 300
    # php_value date.timezone Europe/Riga
</Directory>

<Directory "/usr/share/zabbix/conf">
    Order deny,allow
    Deny from all
    <files *.php>
        Order deny,allow
        Deny from all
    </files>
</Directory>

<Directory "/usr/share/zabbix/api">
    Order deny,allow
    Deny from all
    <files *.php>
        Order deny,allow
        Deny from all
    </files>
</Directory>

<Directory "/usr/share/zabbix/include">
    Order deny,allow
    Deny from all
    <files *.php>
        Order deny,allow
        Deny from all
    </files>
</Directory>

<Directory "/usr/share/zabbix/include/classes">
    Order deny,allow
    Deny from all
    <files *.php>
        Order deny,allow
        Deny from all
    </files>
</Directory>

mas não sei de onde ele veio. pois o pacote que peguei de zabbix.com
(2.4.5) não tem ele:

# dpkg -l zabbix-frontend-php
Desired=Unknown/Install/Remove/Purge/Hold
| Status=Not/Inst/Conf-files/Unpacked/halF-conf/Half-inst/trig-aWait/Trig-pend
|/ Err?=(none)/Reinst-required (Status,Err: uppercase=bad)
+++-==========================-==================-==================-==========================================================
ii  zabbix-frontend-php        1:2.4.5-1+wheezy   all
network monitoring solution - PHP front-end

# dpkg -L zabbix-frontend-php | grep etc
/etc
/etc/zabbix
/etc/zabbix/apache.conf
/etc/zabbix/web

talvez ele seja de uma instalação do zabbix-frontend dos repositórios
oficiais. como ele fica no etc, devo ter dado um apt-get remove ao
invés de apt-get purge e ele foi preservado.

outra coisa. o /etc/apache2/conf.d/zabbix está desatualizado. cheio de
diretiva Order e Deny, que foram substituídas pela 'Require all
granted'.

estou pensado em apagar este arquivo.