Notebook não hiberna quando a bateria fica crítica

Comprei um Dell Inspiron serie 15 5000 e ele não está hibernando quando a
bateria fica crítica. Quando fiz a instalação da versão testing, notei que o
laptop-mode-tools não foi instalado por padrão. Gostei, pois o
laptop-mode-tools fica supendendo mouse e teclado a cada 2 segundos, que é
muito chato.

Pesquisando no google, vi que o controle de hibernar ou não, na Jessie, é
feito pelo UPower e pelo Systemd. No entanto, eu não achei no Google um
tutorial de como fazer os ajustes para que o computador hiberne quando a
bateria atinja um certo limite.

Você saberia me ajudar nisso? Muito obrigado!

Marcelo