Pendrive montado automaticamente, porém como somente leitura no Debian Jessie

Caros,

Estou me deparando com uma questão que está me atormentando.
Tanto no trabalho quanto em casa, eu possuo um Debian Jessie com configurações idênticas.

O problema é o seguinte:
Sempre que eu espetava um pendrive, ele era reconhecido e montado automaticamente, porém acessível apenas ao root.

Depois de pesquisar rapidamente, percebi que o meu arquivo /etc/fstab tinha a seguinte disposição quanto à dispositivos removíveis:

daniel@debian:~$ cat /etc/fstab
/dev/sdb1       /media/usb0     auto    rw,user,noauto  0       0

De acordo com a pesquisa que fiz, remover ou comentar esta linha, resolveria o problema.

Com esta solução, deduzi que, ao espetar o pendrive, o sistema o reconhecia como /dev/sdb1, e já montava ele em /media/usb0, logicamente como root, afinal, é como são montados, teoricamente, todos os dispositivos listados em /etc/fstab.

Após comentar a referida linha do arquivo /etc/fstab, espetei novamente o pendrive, e ele foi reconhecido, e montado automaticamente, porém desta vez montado em /media/daniel/7feabfb5-06d8-4e81-acf7-4bba82d02f8a

onde este valor extenso corresponde ao UUID do pendrive.

Desta vez, deduzi que quem gerenciou a montagem do pendrive foi o meu ambiente gráfico (XFCE).

Entretanto, mesmo dessa forma, o pendrive é montado em leitura-escrita para o root, e somente leitura para os demais usuários.

Eu gostaria de entender melhor essa situação, e a resolver, no sentido de poder espetar um determinado pendrive, e poder ter permissão de leitura-escrita nele a partir do meu usuário comum, independente de qual seja o pendrive.

Outras informações:

O pendrive em questão é um Emtec de 32GB, formatado em ext4

O ambiente gráfico - XFCE - já está devidamente configurado para montar automaticamente dispositivos removíveis.

Realizei extensa pesquisa em buscadores, e diversos fóruns, mas os tópicos que encontrei a respeito do assunto são muito vagos e muitas vezes seus autores mal sabem como tratar de permissionamento básico de arquivos e diretórios, o que me leva a crer que nem sempre possuem a solução mais correta para este problema.

Conto com o apoio dos caros colegas!
Toda resposta, ajuda, dica, HOWTO, RTFM serão bem vindos!
Abraços