[OFFTOPIC]Acesso Remoto - VPN ?

Um salve a todos,

Prezados preciso encontrar uma solução de acesso remoto, mas ainda não sei por onde começar a pesquisar, vou lhes mostrar o cenário, quem sabe alguém já passou por esta situação e tem solução!
A empresa onde trabalho, tem máquinas espalhadas pelo interior Minas Gerais. Em alguns locais, não tem internet tipo: Velox, Vírtua, GVT, etc... então a conexão é feita pelos fatídicos provedores de internet a rádio!
Acontece que estes provedores não me disponibilizam uma porta para eu acessar via ssh a máquina remotamente! O que impossibilita o acesso!
O aplicativo que usamos é em modo texto, então  não há necessidade de instalação de interface gráfica!
Mas de inicio a solução encontrada por mim, foi instalar interface gráfica, no caso usamos Ubuntu com Unity e instalamos o teamView. Sei que o teamView cria uma VPN, possibilitando assim o acesso, passando por routeadores sem problema algum!
O meu desejo é  criar este acesso remoto totalmente via modo texto, deixando assim de instalar a interface gráfica, que não tem utilidade nas tarefas empresa precisa. O acesso via ssh atende muito bem!
Só lembrando que tanto na filial como na matriz usamos linux!
Alguém tem uma sugestão por aonde começar a pesquisar ou alguma solução pronta que possa me indicar?

Agradeço a todos!

  ~   | Fábio de Sousa
.ºvº. | Téc. Inf.
/(_)\ | Seja livre, use LINUX
.^.^. | Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável