root com 2 senhas ????

Senhores, bom dia!

Tenho um servidor samba com ldap funcionando 100%, a senha de root do ldap era a mesma senha que eu utilizava anteriormente no SO, troquei a senha do SO. OK, ou seja, tenho uma senha LDAP e uma senha para o SSH. Hoje tive uma surpresa, fui acessar meu servidor via ssh e sem querer usei a senha antiga, igual a do LDAP, loguei normalmente no shell. Acontece q agora se eu logar com a senha nova ou com a antiga, funciona sem problemas. Pergunta ... Isso é normal ????

 Ate acredito que sim, pois meu nsswitch.conf esta configurado assim:

 passwd:         files ldap
 group:          files ldap
 shadow:         files ldap

Esta minha teoria esta correta ?