Re: Debian 8: XFCE ou Gnome?

Até onde tenho lido,

O principal motivo é pelo tamanha. O Gnome já não cabe no CD1, portanto optou-se por esta mudança, que ainda não é definitiva.

sds

Daniel

Em 16 de junho de 2014 02:45, André Nunes Batista <andrenbatista@gmail.com> escreveu:
On Sun, 2014-06-15 at 22:56 -0300, Daniel Pimentel (d4n1) wrote:
> Eu uso atualmente Gnome, já usei muitas DE (blackbox, fluxbox, xfce, lxde,
> gnome, kde, enlightenment) e sinceramente as que mais gosto atualmente é o
> Gnome 3 e o Enlightenment. O Gnome mudou muita coisa, no começo foi meio
> difícil para me acostumar mas acabei gostando, e as teclas de atalhos e o
> ambiente limpo e direto ficou muito bom, porém está começando a ficar um
> pouco "pesado" mas continua muito bom, e é o que eu uso. O Xfce é bem
> legal, muito leve, personalizável mas acabei me acostumando com o ambiente
> [...]

Nunca usei o Enlightenment, mas sempre li reviews muito positivas.
Qualquer hora preciso tomar vergonha na cara e testá-la.

De qualquer maneira, acredito que a escolha pelo XFCE se deu por conta
do Gnome3 ter violado os princípios KISS[1] e da modularidade [2],
essencial à próprio filosofia UNIX da qual descendem Gnus, *nixes, OSX e
bem quase tudo que não é a bo$ta do ruindow$.

Não é à toa que algumas DEs vêm perdendo espaço. Nosso ideal de ambiente
de trabalho não é um celular, nem um catatau de dependências que vêm
desde o boot.

Além disso, o XFCE era até aqui a DE mais estável e próxima ao Gnome2,
tradicional default do debian. Agora que o Mate entrou pro sid, pode ser
que a mudança seja temporária. Mas, no momento, é a que mais parece
capaz de proporcionar um rol múltiplo de possibilidades de configuração
de uma forma simples e sem consumir tanta memória. Sem mencionar que já
possui um longo histórico de muita estabilidade, semelhante ao que se
procura com o default do debian stable.

1 https://pt.wikipedia.org/wiki/Keep_It_Simple

2 http://www.faqs.org/docs/artu/ch01s06.html

--