Boa tarde,
Essa parte de "técnico de informática" no Brasil é complicado, pois não tem nada que regulamenta a profissão aqui, como há o CREA para eletrônica, CRC para contábil, CRM para medicina e por aí vai.
Então muita gente que sabe formatar computador, acha que é técnico de informática, justamente por não ter uma regulamentação de mínimo de conhecimento.
Agora com relação ao sistema operacional estragar hardware é possível, seja através de overclock ou ajuste mal feito do sistema operacional, como por exemplo o citado da questão do cooler, existe a possibilidade sim. Mas que normalmente acontece é com relação a diminuir a vida útil do mesmo, como já driver Nvidia do linux fazer a placa de vídeo rodar o tempo inteiro em performance alta, não conseguia deixar ela rodando em baixo clock, sendo assim a vida útil dela ia ser bem menor, pois ia desgastar mais o equipamento.
Normalmente em sistemas operacionais abertos, onde o usuário tem liberdade para ficar mexendo em tudo, inclusive no kernel, que é o caso do linux, um how-to mal feito da internet ou mal-seguido, pode sim trazer sérios problemas para o hardware, infelizmente essa possibilidade é válida.
Agora o que estava no twitter que dividir o HD faz ele queimar, isso aí já forcou a barra, pois quantos windows com duas partições existem? até mesmo pro normalmente deixamos o SO em uma e arquivos em outra, sem falar na quantidade de partições que um servidor windows ou linux tem, nunca vi nenhum review descende ou provas técnicas descente que isso possa acontecer.