[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Técnico de informática disse que Debian queimou placa-mãe?



Boa tarde,

Essa parte de "técnico de informática" no Brasil é complicado, pois não tem nada que regulamenta a profissão aqui, como há o CREA para eletrônica, CRC para contábil, CRM para medicina e por aí vai.

Então muita gente que sabe formatar computador, acha que é técnico de informática, justamente por não ter uma regulamentação de mínimo de conhecimento.

Agora com relação ao sistema operacional estragar hardware é possível, seja através de overclock ou ajuste mal feito do sistema operacional, como por exemplo o citado da questão do cooler, existe a possibilidade sim. Mas que normalmente acontece é com relação a diminuir a vida útil do mesmo, como já driver Nvidia do linux fazer a placa de vídeo rodar o tempo inteiro em performance alta, não conseguia deixar ela rodando em baixo clock, sendo assim a vida útil dela ia ser bem menor, pois ia desgastar mais o equipamento.

Normalmente em sistemas operacionais abertos, onde o usuário tem liberdade para ficar mexendo em tudo, inclusive no kernel, que é o caso do linux, um how-to mal feito da internet ou mal-seguido, pode sim trazer sérios problemas para o hardware, infelizmente essa possibilidade é válida.

Agora o que estava no twitter que dividir o HD faz ele queimar, isso aí já forcou a barra, pois quantos windows com duas partições existem? até mesmo pro normalmente deixamos o SO em uma e arquivos em outra, sem falar na quantidade de partições que um servidor windows ou linux tem, nunca vi nenhum review descende ou provas técnicas descente que isso possa acontecer.


Em 9 de junho de 2014 14:06, Emerson Monteiro <emont4@gmail.com> escreveu:
No caso me parece que era um computador antigo e desktop! Então muito improvável que seja o Debian. O Debian tem certos problema com suporte para cooler de notebook não desktop. Sem contar que máquinas antigas não em UEFI. Deve ter dado problema na placa mãe por falta ou pasta térmica antiga ou cooler travado!

Emerson M. Sobreiro


Em 9 de junho de 2014 13:50, henrique <jmhenrique@yahoo.com.br> escreveu:

Não é tão absurdo/impossivel o que o técnico disse.


Mas como ninguém deu detalhes suficientes, então fica meio impossível acreditar. 


De: Alexandre Cunha <alexandremartinscunha@yahoo.com.br>
Para: Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br>; "debian-user-portuguese@lists.debian.org" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>; "psl-brasil@listas.softwarelivre.org" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>; "psl-mg@listas.softwarelivre.org" <psl-mg@listas.softwarelivre.org>
Enviadas: Segunda-feira, 9 de Junho de 2014 13:34
Assunto: Re: Técnico de informática disse que Debian queimou placa-mãe?

Boa tarde.


Quem disse isso?


Qual a formação acadêmica para julgar-se técnico?
 
Abraços


Em Segunda-feira, 9 de Junho de 2014 13:26, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:


 
Que evidências deve-se ter para concluir que o dual-boot/Debian foi o responsável por um computador não ligar mais? Então quer dizer que devemos concluir que, quando um computador queimar e tiver só o Windows, o responsável é o Windows?
 
 Podemos debater um Marco Regulatório (implementação e defesa) de Sistemas Operacionais Livres no Participa.br?
 
Thiago Zoroastro







--
==================================================
Emerson Monteiro Sobreiro
Rua Jorge Valim, 822 - Apartamento 44
Vila Ester | 02536-000 | São Paulo | SP
(0XX11) 2208-8141 | (0XX11) 8275-0833
==================================================


Reply to: