Re: Duvidas sobre monitor Samsung.

Ola,
Monitores LCDs não possuem o problema de cintilação que ocorrem nos
antigos monitores CRT (tubo).
Mas, se estiver usando o sinal (cabo) vga, ira ocorrer um problema
similar e mais uns outros, como chuviscos, principalmente em
resoluções mais altas.
Se possível use conexão digital (DVI, HDMI ou DP) entre a placa de
vídeo e o monitor. Com o digital, a atualização da tela ocorre de
forma mais eficiente. Podendo nem mesmo ser atualizado em caso de uma
imagem estática.
No digital, a taxa de frames pode não ser a mesma da taxa de
atualização da tela.

A canseira na vista pode ser devido a iluminação artificial do
ambiente. Lâmpadas podem piscar em algum sub-múltiplo ou múltiplo de
60Hz.

No CRT, a imagem a atualizada continuamente na forma de um ponto que
vai desenhando (e apagando) a tela em zig-zag, se usar uma camera, e
dependendo da velocidade do obturador, pode se ver somente uma parte
da tela, ou mesmo o ponto correndo (precisa de centenas de fps).
No LCD, a tela toda a atualizada quase que instantaneamente.

E, LED se referem ao tipo de retroiluminação usado, o painel em si
continua sendo LCD (nas diversas tecnologias). Me parece que existe
até uma recomendação do procon para deixar claro que se trata de
monitores ou TVs retroiluminados pode LEDs.
Sim, existem monitores (displays) que usam LED, mas esses são aqueles
enormes usando em publicidade e placares de estádios. Desconheço a
existência de monitores "pequenos", talvez para algum uso especifico,
de qualquer forma, um monitor desses custaria alguns milhares de
unidades monetárias (R$, US$, EU).

Existem displays pequenos (para tablets, smartphones) que usam um tipo
especial de led, o organic ligth emiting diode ou OLED. Organizados na
forma de AMOLED (Active Matrix OLED). A alguns anos atrás, havia a
expectativa de que essa tecnologia iria substituir o LCD, mas desafios
na manufatura (alta taxa de defeitos) de paineis grandes tem
restringido o tamanho dos displays e mantendo os custos elevados.

--
Paulino Kenji Sato