[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Erro de entrada/saída com HD externo Samsung



Olá Thiago,

Deduzindo que seu HD externo está formatado no sistema de arquivo NTFS (compatibilidade com Windows), recomendo desfragmentar seu disco utilizando o Desfragmentador do Windows. Os sistemas de arquivos utilizados pelas distribuições GNU/Linux utilizam uma estratégia de gravar um arquivo e deixar um espaço livre no disco para que, se necessário, utilizar esse espaço disponível sem dividir o arquivo (fragmentar).

Agora, se deseja utilizar apenas computadores Linux, recomendo formatar seu disco em um sistema de arquivo como o EXT4 ou ReiserFS (eu utilizo o primeiro), pode também pesquisar programas Windows que acessem esses tipos de sistemas.

Uma leitura (em inglês) sobre as diferenças: http://www.howtogeek.com/115229/


2014-04-07 12:57 GMT-03:00 Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br>:
 
Gente, dei azar hoje
 
Tenho um HD externo de 1 GB da Samsung que ele simplesmente come
çou a falhar quando entrava na pasta que guardo ISOs
 
No terminal:
$ ls: lendo o diretório /media/Caixa-Forte/Software Livre/ISOs/: Erro de entrada/saída
 
Estou com o HD num notebook que tenha Windows de um amigo da república fazendo a Desfragmentação de Disco. Os acessórios dele (que só tem suporte a Windows e Macinosh) dizem que a partição se corrompeu. Isto aconteceu só com aquela pasta de destino, logo depois de colocar algumas imagens ISO para serem copiadas para um pendrive.
 
-> Dúvida: Qual programa no GNU/Linux faz o mesmo que o Desfragmentador de Disco ou faz alguma função semelhante de recuperação vocês indicam?
 
Provavelmente perdi as ISOs. Vou ter que baixar tudo novamente ^_^
 
Enquanto deixo essa pergunta para o pessoal, vou fazendo algumas pesquisas e verificando o apt-cache search no terminal.
 
Qualquer contribuição de ajuda é bem-vinda.
 
Thiago Zoroastro


Reply to: