Re: Erro de entrada/saída com HD externo Samsung

A partição do disco é ext 2,3,4, reiserfs, xfs???

As partições ext foram pensadas para não se fragmentarem, portanto não
precisam de desfragmentador. As outras eu não sei.

Além de procurar salvar o que puder deste disco o mais rápido
possível, antes que os bad blocks se espalhem, procure também achar a
causa do problema. Eu perdi um HD porque liguei ele em um HUB USB de
péssima qualidade, que oscilava muito na corrente e tensão elétrica. O
pobre foi pifando aos poucos, com bad blocks atingindo algumas áreas
até ficar imprestável. Já um amigo perdeu o HD externo dele porque o
Notebook não oferecia energia suficiente e ele não ligava o cabo do HD
que tem 2 pontas USB justamente para estes casos.