[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Debian está mais fácil que Windows



Sou da epoca do Conectiva Parolin (+/- isso o nome) e sonhava em comprar o Conectiva 4 naquela versao deluxo q vinha numa caixa preta com varios cds e um livro. Mudei de versao e depois me apaixonei pelo Mandrake 7. Depois de um tempo, queria me aprofundar mais e passei a usar o Suse. Por causa de um colega da epoca q usava Slack eu pesquisei um pouco, no finado Cade?, e decidi usar o Debian (pra ser nerd q nem ele) e aqui estou desde o Debian 2.2. Nao sou muito muito sabio das "entranhas do sistema" como vcs, mas eu me considero um usuario normal.

Sobre essa questao de S.L, GNU, Open Source, etc, eu lamento q se tenha esse "bate-boca" mesmo sendo construtivo. Em 2012 fui a um evento onde o guru Richard Stallman fez uma palestra onde uns 70% do seu tempo ele ficou falando mal da apple, da microsoft, do facbeook, da internet2, do iOS, do androind, da google, do Bil Gates, do finado Jobs, dos smartphones, do debian, dos governantes espioes (qdo saiu na midia o caso do ex-expiao da FBI no Fantastico eu me lembrei da palestra dele) eu axo q ele soh nao falou mal da propria mae. Mudei um pouco a visao q eu tinha em relacao a ele (opiniao particular) e de suas ideias. Os outros 20% ele falou q coisas interessantes e os outros 10% do tempo foi usado pra leiloar um bixinho de pelucia MUITO CARO E EM DOLAR (senao me engano foi leiloado por 150 dolares) e tbm pra pra tirar fotos PAGAS com seus fas (senao me engano era 5 dolares por foto).

Ha pessoas q curtem e as q nao curtem essas ideias e se respeitam, tipo a maioria dos brasileiros q respeitam o time de futebol ou a religao do outro (infelizmente a minoria nao respeitam e tem aquelas brigas feias).

Abracao a todos!

OBS: Nunca usei o Ubuntu, na verdade ate tentei usa-lo em 2007, mas axei muito "bonitao e pesado pra minha maquina" e voltei para o debian. Alguns colegas de trabalho usam em casa uma versao q dizem ser estavel, senao me engano eh a versao LTC, algo assim. Uma coisa q eu aprendi nesses anos todos, eh q a melhor distribuicao eh aquela q vc e combina com vc! Diferente do Windows q vc soh pode escolher entre 3 versoes (XP, 7 e 8) hahahahahaha


Em 11 de fevereiro de 2014 20:03, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:
O Ubuntu tinha de ter um simbolo "Debian Powered" em todas as páginas, e o Ubuntu realmente estava bugando muito na casa de um amigo meu até que coloquei Loc-OC por escolha dele e o outro também teve alguns episódios repetitivos de mesmos bugs.
 
O Debian é excelência em estabilidade. Ubuntu é baseado em Debian-sid e melhorado ao monte. Eu encorajo a todas as pessoas usar Debian e muitas outras distribuições livres e não-livres, por escolha delas que colocarão um ou outro, inclusive o Ubuntu.
 
 
Thiago Zoroastro
 
http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro




De: helio@loureiro.eng.br
Enviada: Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2014 23:51
Para: thiago.zoroastro@bol.com.br

Assunto: Re: Debian est� mais f�cil que Windows

Não acho que difundir sofware livre denegrindo outras vertentes seja o caminho.  E esse tipo de coisa só acontece com quem usa Linux. Não se vê esse tipo de abordagem em grupos e comunidades BSD. Não existe esse apetite pra provar que melhor pela desqualificação do outro.

Agora chamar o Ubuntu de software cheio de bugs é uma ofensa ao próprio Debian, pois uns bons 90% dele é Debian. Senão mais que isso. E o Ubuntu ainda mantém o nome do maintainer original no pacote, pra não roubar créditos.

Abs,
Helio

On Feb 11, 2014 7:26 PM, "Thiago Zoroastro" <thiago.zoroastro@bol.com.br> wrote:
Hélio,
 
Respeito-lhe muito e todos aqui sobre o que fazem. Mesmo que às vezes a livre expressão incomode ou nao agrade aos outros, temos de saber lidar com as críticas e desenvolver as ideias (compartilhadas), não a mancha sobre as pessoas e seus defeitos. Se soubermos desenvolver um conhecimento livre-comum que seja para nos organizar, mesmo que à base da crítica da ideia dos outros, estamos avançando.
 
O problema é também quando pode parecer que é coisa de ego mas não é. Se o melhor fosse não utilizarmos nossos nomes reais porque a atenção volta-se às pessoas de nome e não às ideias e no trabalho Pelo software livre, entao estamos perdendo tempo. Não importa se alguem tem 'sabedoria iluminada', o que importa para quem compartilhar sabedorias iluminados talvez fosse justamente que o nome não importasse e a sabedoria iluminada se difundisse por um sem-número de pessoas, colaborativamente.
 
Difícil mas não impossível. Vamos difundir que, quando preparado para o usuário final, já com plugin do flash e o Central de Aplicativos, o Debian está se apresentando mais fácil que o Windows em usabilidade para as pessoas que nada sabem nem querem saber qualquer coisa de novo. Podemos difundir que Debian GNU/Linux está mais fácil que Windows? Faça isso perder o autor que irá se difundir muito mais rápido, e é isso que importa.
 
Abs.
 
 
Thiago Zoroastro
 




De: helio@loureiro.eng.br
Enviada: Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2014 18:42
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Debian est� mais f�cil que Windows

Poderia me iluminar com sua sabedoria e me dizer quais são os "bugs como do Ubuntu 12.04"?  Estou usando o mesmo faz 2 anos, ministrei vários cursos de empacotamento deb nele, e ainda não encontrei os tais bugs.



Em 10 de fevereiro de 2014 14:42, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:
Deveria ter encontrado uma imagem que uma palavra "Verdade" fosse construída por muitas palavras "Mentira" menores, como se uma mentira construísse uma "verdade inconsistente".
 
Isso tem muto a ver com a mídia de equívocos. Existe uma porção de mídias que aproveitam-se de equívocos para difundir desinformação.
 
Veja só, o Debian e grande parte de seus derivados com Cinnamon estão mais fácil que Windows e qualquer outra distribuição de sistema operacional livre porque:
- Não tem tantos bugs como o Ubuntu 12.04
- Você pode deixar para o usuário final o comando "$ sudo apt-get install software-center software-properties-gtk" ou oriente-o a aprender a lidar com o Synaptic.
- Tudo está em janelas, mas incentive o usuário a aprender o terminal
- Demonstre como é a estabilidade de Debian
 
Os usuários precisam aprender a lidar com comunidade, conhecimento livre e colaborativo, interagibilidades, que as coisas funcionam bem.
 
Curtam o Debian mais fácil que Windows, como o LMDE - tão chamado de Linux Mint (Debian Edition).
E nunca se esqueça de explicar o significado de GNU para os novatos.
 
 
Thiago Zoroastro
 
 
 



--
Atenciosamente,
Rubens S. O. Jr


Reply to: