Problemas para reiniciar o serviço de rede no Debian Testing (Jessie)

Caros,

Tenho um desktop e um laptop, ambos com Debian Testing

# uname -a
Linux pinguim 3.2.0-4-486 #1 Debian 3.2.46-1 i686 GNU/Linux

Em ambos, possuo a interface eth0 (cabeada) e wlan0 (sem fio)

De alguns dias para cá, (em ambos também) percebi que o comando

# /etc/init.d/networking stop

não derruba a interface eth0

e o comando
# service networking start

apresenta a seguinte mensagem:

[....] Configuring network interfaces...RTNETLINK answers: File exists
Failed to bring up eth0.

Eis o meu /etc/network/interfaces

# cat /etc/network/interfaces
# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

# Interface de loopback
auto lo
iface lo inet loopback

# Interface de rede cabeada
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.0.90
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.254

# Interface de rede sem fio
auto wlan0
iface wlan0 inet static
address 192.168.0.91
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.254
wpa-driver wext
wpa-conf /etc/wpa_supplicant/wireless.conf

A impressão que tenho é que o meu arquivo "interfaces" não está sendo lido, ou a configuração nele expressa não está fazendo efeito, ou o serviço de rede não está sendo realmente reiniciado.

Uma das soluções que encontrei na Internet apontava para que apenas uma das interfaces possuísse um gateway padrão. Mesmo assim, não obtive êxito.

Ademais, a maioria das soluções que encontrei diziam mais a respeito da ausência de firmware da placa de rede sem fio, e não propriamente sobre o serviço de rede ou o arquivo interfaces.

Obs. Toda e qualquer configuração de rede manual (ex. via "ifconfig" e "route") está funcionando normalmente.

Toda ajuda é bem vinda.

Obrigado