Usar startx ao inves de lightdm, ocorre alguns erros, porque isso?

Olá, desativei o lauchdm pelo comando rcconf, para ir assim ir direto no console, fazer meu login de usuário e logo em seguida chamar o ambiente gráfico usando o startx, mas com isso não consigo desligar o sistema sem me logar como root, e não consigo montar dispositivos como pen drive, apenas chamando um gerenciador de arquivos como root, em contrapartida quando o lightdm está ativo é possível fazer tudo isso sem ser root, a minha duvida é: Porque ocorre isso? É possível usar o startx sem precisar passar por esses problemas? Se sim, como? Já pesquisei a respeito e não obtive exito, aguardo respostas, obrigado.