Re: Quero usar o Debian mas com pacotes mais atualizados

Olá!

Amigo, sugiro que você faça uma leitura sobre as diferenças entre o Debian Stable, Testing, Unstable e Experimental[1]. Pois vai lhe ajudar a entender o meu texto.

Antes de começar, é necessário esclarecer um mau entendido; a priori, os pacotes das versões do Ubuntu que são LTS vêm direto do Debian Testing , enquanto as versões normais vêm do Debian Unstable(Sid)[2]. Isso não significa que os sistemas são iguais, a única coisa que acontece é que o Ubuntu "puxa" os pacotes do Debian, o que acontece antes e depois disso é uma das coisas que diferencia os sistemas.

No Ubuntu LTS, por exemplo, os pacotes vêm do Debian Testing, mas eles ficam em estado de freeze pouco antes do lançamento da versão LTS (cerca alguns meses, seguindo os critérios do Ubuntu), enquanto o Testing só inicia o freeze quando falta um tempo razoável para virar Stable (geralmente um ano antes). Durante esse período, os pacotes receberão apenas atualizações para correção de bugs e falhas de segurança, nada de grandes atualizações, o Debian Stable acaba sendo mais estável que o Ubuntu LTS porque o tempo em que ele ficou freeze é bem maior.
Podemos dizer que os objetivos do Ubuntu LTS e do Debian Stable são o mesmo, mas deve-se tomar muito cuidado na comparação genérica, pois a estabilidade é diferente (OBS1).

O ciclo de vida de um pacote no Debian, de uma maneira geral, é o seguinte: Experimental>Unstable(onde a regra geral é de que ele deve ficar aqui pelo menos 10 dias antes de progredir)>Testing>Stable, e vale salientar que os pacotes só progridem para Testing e Stable durante algumas janelas de tempo (enquanto o Debian não está em freeze).
A janela do Testing é de mais ou menos um ano (e mais um ano de freeze), enquanto o Stable não tem exatamente uma janela de tempo, a migração é feita toda de uma vez, de Testing pra Stable.

O ponto principal que você deve perceber aqui, é de que o Debian Testing é mais estável que as versões não-LTS do Ubuntu, pois eles ficaram pelo menos 10 dias na versão Unstable (OBS1).
Mas como eu disse, isso é uma generalização, é claro que atualizações urgentes (correção de bugs e falhas de segurança) tem prioridades mais altas e podem entrar instantaneamente no Testing e Stable).

O problema dessas comparações é que o Debian Testing segue um modelo rolling release (enquanto não-freeze), então você pode acabar pegando o Testing no final do seu ciclo (indo pra Stable) com pacotes mais antigos que algum Ubuntu LTS recém lançado, mas de um modo geral elas são suficientemente precisas.

E é por isso que o Testing pode ter algumas versões de programas mais antigas, ou até mesmo não ter algum (como é o caso do bitcoin, que eu ainda vou explicar).

Se você busca uma distro estável e com os pacotes atualizados, é óbvio que haverá de ter perca de uma dessas qualidades, cabe a você mensurar qual é o melhor equilíbrio. Mas eu afirmo que o Debian Testing tem o melhor que eu já vi, pois eu posso fazer um negócio chamado apt-pinning[3] para instalar pacotes do Unstable ou Experimental no meu Testing, e isso acaba sendo extremamente útil em 2 estágios do Testing, no começo e no final, no começo porque quando ele deixa o freeze, as transições de versões não são feitas instantaneamente, então leva alguns meses até o Testing voltar a ser bem atualizado, o Gnome 3.8, por exemplo, ainda não teve a sua migração completa para o Testing (há muito cuidado com a estabilidade, mesmo da Testing), assim que terminar (daqui a talvez um mês), iniciará a migração para a versão 3.10, e o apt-pinning é útil no final do ciclo porque ele está em freeze há tanto tempo, que alguns pacotes que você quer estão trancados no Unstable (esperando a liberação do freeze), embora nesse caso seja mais complicado de usar, por causa das dependências.

O que me leva ao assunto do pacote que você mencionou, o bitcoin-qt, que não está no Testing, mas eu chequei aqui, e ele está em estado migração[4], o que quer dizer que logo estará no Testing. Se você pretende usá-lo de imediato, pode facilmente fazer o apt-pinning, e rodar um #apt-get -t unstable install bitcoin-qt que o problema será resolvido, é isso que eu faço para usar a última versão do Iceweasel, que ainda não teve sua migração para o Testing completada.

Resumindo, com o Debian Testing + apt-pinning você não terá problemas com pacotes desatualizados ou com a falta deles, e muito menos com estabilidade, não estou dizendo que será 100% estável, mas se você é acostumado com Ubuntu LTS, com certeza não achará o Debian Testing instável.

OBS.1: As partes em azul estão destacadas porque são opiniões das quais eu reconheço que algumas pessoas discordam.
OBS.2: O Debian Experimental não costuma ser muito mencionado, porque ele não contém uma distribuição completa, serve apenas para colocar pacotes que não entraram no Unstable.

[1]http://www.debian.org/releases/
[2]https://wiki.ubuntu.com/LTS
[3]https://wiki.debian.org/AptPreferences
[4]http://packages.qa.debian.org/b/bitcoin.html