Dúvida VNC

Bom dia,

Estou precisando acessar uma máquina desktop linux pelo VNC mas, como se fosse no acesso VNC no Rwindows, ou seja,
eu preciso que o mouse "interaja" na tela do usuário e que apareça no cliente vnc exatamente o que estiver
aberto para o usuário.
O que acontece, é que quando conecto pelo cliente vnc ou até o xrdp, eu vejo o fundo de tela e tudo que o
usuário tem na máquina,
mas não interajo na tela dele, que é exatamente o que preciso....

Alguém tem alguma sugestão de configuração?

Obrigado,
Marcelo