configuraçao manual rede wifi

Boa noite, pessoal!

    Então,galera já escrevi aqui sobre isto mas o problema ainda persiste pessoal, quem puder ajudar agradeço, segui algumas dicas postadas aqui, mas não obtive sucesso, também segui estes dois link, mas também não resultou em nda:

 https://wiki.debian.org/iwlwifi
 http://pqplinuxnodes.blogspot.com.br/2013/05/pos-instalacao-do-debian-7-wheezy.html

 Para mim sempre dá o erro: Não pode ser instalados/encontrados iwlwifi ........:-(

agora estou tentando entender como faço para "baixar" deste site aqui da intel, mas não entendi:

https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?ProductID=3229&DwnldID=17045&lang=eng&iid=dc_rss

na verdade, baixei algumas coisas na pasta /opt para instalação(como o firefox por exemplo), mas não consegui instalar..

Preciso de help, Valeu!!