Re: Ubuntu EDGE

On Tue, 2013-07-23 at 22:58 -0300, Thiago Henrique Ferreira Zoroastro
wrote:
> Parece que "o padrão de avanço tecnológico" está forçando as pessoas a
> melhorarem hardware para manter as funcionalidades.
>
> QUem não tem condições de manter ou não se importa de ter novos
> equipamentos, além de não querer ter um iphone (meu caso) e curte teclado
> e mouse, ou um netbook como esse, não irá gastar com isso tão
> constantemente.
>
> O desenvolvimento está sendo mais rápido que a velocidade que as pessoas
> tem de melhroar o hardware, caso se importam com isso. Acho que não
> deveriam se importar e o desenvolvimento deveria se improtar em NÃO cobrar
> [...]

Recentemente tive um mini-flame com alguém na lista internacional sobre
isso. Ele estava fazendo um ponto técnico e explicando as diferenças
entre 64bit e 32bit, pae, memória. Em meio à ótima explicação ele diz
que os mantenedores do kernel gostariam que todos migrassem de vez para
o amd64, embora a vantagem de fazer isso só se torne clara para
equipamentos muito potentes e com dedicação para tarefas específicas.

Ora, os desenvolvedores se queixam da lentitude dos usuários em migrar,
mas em nenhum momento colocam em questão esse passo autoimposto da lei
de Moore que não é lei física, mas disputa de mercado. Aumentar a
"potência" não é apenas uma questão de hardware. Nós já temos máquinas
potentes o bastante, o que falta é encontrar meios de distribuí-las aos
que precisam e garantir que possam operar software livre.

E muito interessante o link sobre crowdfunding.

--
André N. Batista
GNUPG/PGP KEY: 6722CF80