FIREWALL + DEBIAN + NET VIRTUA

Pessoal,
Estou com o seguinte problema, montei meu firewall e configurei-o, até o momento ele está navegando e roteando corretamente, o problema começa quando as estações começam a se conectar nele, a internet começa a cair toda hora, trava tudo. Me obrigo a desativa-lo e e deixar o o modem roteando, em minhas pesquisas andei decobrindo que parece que a Net controla o MAC de quem está recebendo o IP deles e parece que aí é que está o problema.
Sou do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e confesso que já andei desistindo da NET, contudo é o único fornecedor de Link que fornece 100 MB para o local onde a empresa está instalada, sendo assim sou obrigado a fazer isso funcionar.
Aluguém já passou por isso e pode me auxiliar ?

Att,

Christian Rosa

--
Cordialmente,