Re: quantos pacotes fonte no debian?

Em Wed, 17 Jul 2013 10:39:56 -0300
Fred Maranhão <fred.maranhao@gmail.com> escreveu:

> beleza. serve. é que eu vou fazer uma apresentação sobre
> o debian e acho meio trapaceiro falar no número de
> pacotes. afinal, existem 37500 pacotes mas não existem
> 37500 programas. mas também seria modestia demais falar
> que o número de programas equivale ao número de pacotes
> fonte, pois alguns pacotes fonte fornecem vários
> programas. acho que o número de programas ficaria meio
> que no meio entre 17000 (pacotes fonte) e 37500
> (pacotes). faz sentido?

Fred, sabemos quantos pacotes fonte e quantos pacotes
binários existem, mas não sabemos quantos programas existem
(note que não sabemos com as informações que temos nessa
thread, não que seja impossível saber).

Me parece que, ao invés de tentar acertar a quantidade de
programas, faz mais sentido explicar que existem pacotes
fonte e pacotes binários, e dizer quantos são, e que às
vezes um único pacote fonte gera vários pacotes binários, e
que um pacote binário pode conter vários programas, e alguns
pacotes binários não fornecem nenhum programa, mas podem
fornecer apenas documentação, ou dados para programas
utilizarem.

Talvez você se interesse em dizer quantos CDs, DVDs, BDs
existem na versão estável, e quantas arquiteturas, o tamanho
dos mirrors, etc.

> por exemplo os pacotes tuxpaint, tuxpaint-data,
> tuxpaint-dev e tuxpaint-plugins-default, vêm todos do
> pacote fonte tuxpaint. mas não são 4 programas que o
> debian entrega para o usuários, e sim 1, o tuxpaint.
>
> por outro lado, o libreoffice-calc e o libreoffice-draw,
> que são programas diferentes, vêm do mesmo pacote fonte,
> o libreoffice. então, neste caso um pacote fonte fornece
> vários programas.

Exato. O pacote coreutils, por exemplo, tem aproximadamente
100 programas no squeeze. Veja alguns deles:

$ dpkg -L coreutils | grep bin/ | head
/bin/cat
/bin/chgrp
/bin/chmod