RE: duvida com dd

ola eu consegui copiar alguns arquivos infelizmente a maioria se perdeu eu percebi que o hd prescisa de atualizacao de firmware eh um seagate barracuda de 1tb o problema eh que o smartd estava avisando sobre estes problemas mas eu nao havia percebido nos logs soh quando deu problema eu fui investigar e vi infelizmente era tarde demais eu copie algumas coisas mas o dd nao me salvou nesta nao encontrei muitas coisas sobre o dd na net tambem principalmente sobre copia de direitorio tudo o que eu via era mais voltado a clonagem de hd's o dd rescue tambem nao ajudou valeu pela ajuda de todo eu coloquei outra maquina parada no lugar enquanto solicito a garantia do hd obrigado a todos.