Amarrar IPs para navegação via wireless

Caros,

tenho um cliente onde segmentei o acesso via wireless num PC com debian e 3 placas de rede: a primeira para rede local, a segunda para wireless1 (172.16.1.0) e a terceira para wireless2 (172.16.2.0).
Como o pessoal lá tem vários dispositivos que acessam wifi (notebooks, smartphones e tablets) rapidamente o acesso fica saturado, ou seja, os dois roteadores negam acessos e por aí vai.
Minha idéia era amarrar o ip ao mac e deixar apenas esses ips navegarem, favorecendo assim os notebooks, que é quem realmente precisa de acesso.
Isso seria possível somente amarrando os IPs ao mac no dhcp ou tenho que entrar com regras via iptables tambem?

Alguem tem isso implementado?

Valeu!!