Software para medição de sinal wireless

Bom dia a todos os membros da lista de discussão Debian User
Portuguese.

Como vocês estão? Espero que estejam bem.

Estou estudando redes sem fio na universidade e meu professor
nos mostrou o software inSSIDer[1] que tem o objetivo de
medir a qualidade do sinal de redes wireless providas por um
ponto de acesso sem fio. Porém, este software funciona
apenas no sistema operacional MS Windows.

Por favor, alguém conhece um software livre que eu possa
instalar no sistema operacional Debian GNU Linux que realize
a medição de sinal em uma rede wireless?

[1] http://www.metageek.net/products/inssider/

Muito obrigado.

Atenciosamente,

--