Remoção do gnome ao tentar remover um programa.

Saudações.
Essa é a terceira vez que repito essa pergunta...
Nas outras 2 vezes ela "caiu no limbo". Não obtive qualquer resposta que tenha me ajudado. Por ser um problema recorrente, acontece com outras pessoas também. Não sei se estou conseguindo me fazer entender, mas vamos lá novamente...

Dessa vez estou tentando remover o Gimp com os comandos "aptitude remove gimp" ou "apt-get remove gimp" e nos 2 casos aparece a mensagem de que será removido o Gimp e o Gnome.... Claro, não confirmo pois já fiz isso e foi removido todo o gnome de meu desk.

Não é só com o gimp e nem é só em uma máquina que isso ocorre.
Alguém sabe me dizer porquê e como remover apenas um programa sem remover todo o gnome????

Obrigado.