[OT] como ter alguma segurança ao compartilhar a internet em uma rede wireless ad-hoc

Olá lista,

Meu roteador wireless (DLink DI-524) pifou, piscou e faleceu. Foi daí
que me vi na necessidade de aprender um pocou sobre redes wireless
ad-hoc (redes wireless sem roteador).

O hardware que eu tenho é um "Atheros Communications, Inc. AR9170
802.11n" e já consegui fazê-lo compartilhar a rede com fio que chega na
eth0 pela wlan0. Já coloquei até um servidor dhcp para que este
dispositivo forneça IPs para os iPhones e computadores móveis e o sinal
é até melhor que o do roteador. O processo é simples:

editei o /etc/network/interfaces para que contenha:

# Tentativa de rede Ad-Hoc
auto wlan0
iface wlan0 inet static
	address 192.168.100.100
	netmask 255.255.255.0
	broadcast 192.168.100.255
	network 192.168.100.0
	wireless-channel auto
	wireless-essid MINHAREDE
	wireless-mode ad-hoc

editei o /etc/dhcp/dhcpd.conf para que contenha:

# cat /etc/dhcp/dhcpd.conf
ddns-update-style interim;
option domain-name "minharede.net";
option domain-name-servers 200.175.5.139, 200.175.89.139;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
authoritative;
log-facility local7;
subnet 192.168.100.0 netmask 255.255.255.0 {
range 192.168.100.10 192.168.100.254;
option routers 192.168.100.100;
option broadcast-address 192.168.100.255;
}

O que eu gostaria, agora, era conseguir ter alguma segurança nesta rede
mas tenho recebido o seguinte erro quando tento os comandos a seguir:

opção 1:
inserir a linha
	wireless-key s:senha (com todas as variações de aspas
que consegui imaginar)

opção 2:
# iwconfig wlan0 essid MINHAREDE key 123456 mode ad-hoc

a resposta, em ambos casos, é a mesma.

Error for wireless request "Set Encode" (8B2A) :
    SET failed on device wlan0 ; Invalid argument.

Ao tentar usar as interfaces gráficas do wicd e gnome-network-manager,
não consigo lhufas, nem conectar nem compartilhar conexão.

Alguém poderia me indicar alguma leitura esclarecedora, se houver algo
sobre estado atual de utilização do modo bridge melhor ainda?

Abs.,

--
"...agora, só nos sobrou o futuro...", visto em www.manuchao.net

Gunther Furtado