Qual sistema de arquivos usar?

Aproveitando que tocaram no assunto, queria saber qual sistema de
arquivos está sendo mais usado atualmente e qual é mais recomendado.

O Reiser 3 já estava popular e o Reiser 4 era uma grande promessa, até
o louco do Reiser dar "kill -s 9" na esposa. Com ele fora, quem não
antipatizou achou outra alternativa.

Falou-se qualquer coisa de o btrfs ter um tipo de lobby, tal como a
preferência dos pacotes .rpm aos .deb por causa daquela empresa lá.
Tanto que parece ter ganho força na árvore do kernel.

A vantagem do ext3 era a tradição e o faro de se poder usar como ext2
numa eventualidade, mais aqueles atributos malucos tipo o que faz um
arquivo funcionar só como append, tipo um log eterno que nem o root
apaga se não mudar o atributo e SE o programa de mudar atributo não
estiver instalado.

Não conheço ext4, Reiser 4, btrfs. XFS na única vez que usei foi PT.

Estas são as parcas e porcas informações das quais disponho e de que me
lembro. Há alguma sugestão, acréscimo ou correção? Quem teve mais
experiẽncias testando? Não posso tanto me dar ao luxo de experimentar
prá não ficar reinstalando 20000 vezes. Preciso de estabilidade.

Desde já agradeço.