Re: Opinião sobre uso de ambiente gráfico em servidores [RESOLVIDO]

2012/3/30 Cleber Ianes <cleberianes@yahoo.com.br>:
> Davi, não entendi sua colocação sobre openoffice!!!!
> Alguém falou em colocar openoffice em servidor????

    OK. Permita-me mudar o exemplo: por que você vai instalar Cups num
servidor de banco de dados?

> Aliás ninguém falou em instalar suíte inteira, apenas o "Ambiente" com as
> ferramentas que precisarem.
> Aos que disseram que é coisa de preguiçoso, me desculpe mas nos dias de hoje
> o profissional tem que se preocupar com a eficiência mais de que com a
> aparência, o  cara usar meia dúzia de comandos em "tela preta" não que dizer
> que ele tenha estudado muito.

    Sim, porquê é muito mais eficiente recuperar o servidor de uma
invasão decorrente de falha de segurança no X.org do que fazer toda a
manutenção via linha de comando/SSH.

> Um bom mecânico é aquele que sabe consertar um carro com qualquer ferramenta
> que tenha em mãos mas também saiba tirar o melhor de uma ferramenta
> automatizada, não é só porque ele desmonta um motor inteiro com uma chave de
> fenda quebrada que ele vai fazer isso todos os dias.
> Eu creio que PREGUIÇA seria deixar de usar uma ferramenta inteira por não
> querer saber onde está uma possível falha e corrígi-la. Isso sim seria matar
> uma mosca com um tiro de canhão por preguiça de pegar um mata-moscas.
> Anacleto, "estudar, ler e ralar" sobre como facilitar não seria interessante
> [...]

    Falha minha. Esqueci que todas as falhas de segurança são
documentadas e possuem patches prontos para serem aplicados.

> Alguns repetiram sobre SEGURANÇA!!!! Estamos falando em servidores de forma
> geral e não de um firewall apenas. E ainda não me disseram qual seria a
> falha de segurança que não fosse contornável com um pouco de empenho sem
> preguiça.

    As falhas de segurança não documentadas?

> "Tony Baldwin" - No início da discussão eu coloquei um exemplo, a
> administração de um banco de dados, por exemplo... e garanto que existem
> muitos outros motivos...
>
> Administrar as funções do Sistema Operacional, inegavelmente, são mais
> fáceis e seguras por linha de comando até por que assim você tem controle
> total sobre as ações, mas há situações que ver o conteúdo em uma tela
> gráfica é muito mais produtivo.

    SHH + seu desktop?

> Ahhh, alguns colegas devem estar achando que sou iniciante em Linux vindo do
> rWindows!!!! Trabalho como administrador de sistemas Linux desde 1996 e não
> uso rWindows em máquinas minhas desde 2008. Estou querendo conversar, trocar
> idéias e não dizer o que é certo ou errado, quero ouvir opiniões de
> profissionais!

http://bit.ly/HwTMyk

davi