Re: Dúvidas LVM + KVM

Até onde eu pude entender...

Sim você tem que criar as VMs com LVM sim, mas há uma confusão nas sua definição, hoje to meio sem tempo, amanhã eu vou ver se lhe explico melhor!!!

resumindo no fim das contas vai ter sim o LVM do Hypevisor/KVM e o LVM do hd virtual dentro do SO da máquina virtual!

Hoje eu faço isso só que trabalho com hardware especializado para isso, mas acredito que em software o desempenho seja muito bom ainda.

Em 29 de fevereiro de 2012 09:16, André Ribas <andreribas@gmail.com> escreveu:
Em 28 de fevereiro de 2012 18:49, Moksha Tux <govatux@gmail.com> escreveu:
> [...]
> criar o LVM durante a instalação o que ficou assim, dm-0 onde seria o raiz,
> dm-1 onde seria o swap e dm-2 o /var. feito isso instalei o KVM e suas
> dependências e pronto... pois bem vamos criar uma VM, vejo artigos na
> internet que explicam a criação de VMs .img e VM baseado em LVM e é
> exatamente aí que encontro dúvida pois não sei que contexto é esse e eu
> costumo criar as VMs através do virt-manager e não encontro opção de criar a
> VM em uma LVM, peço perdão se não estou conseguindo externar melhor a minha
> dúvida mas será que estou no caminho certo? mais uma vez obrigado pela

Olá novamente, acho que entendi a sua dúvida agora.
* Você tem que ir no menu Editar -> Detalhes do Hospedeiro.
* Na tela que se abrirá, vá na aba Armazenamento e no canto inferior
esquerdo clique em adicionar um pool.
* Na nova tela selecione um nome (eu optei pelo nome do VG mesmo) e o
tipo logical(LVM).
* Depois selecione o caminho de destino e clique em concluir.

Pronto, agora o seu pool está criado. Quando for criar uma VM, na
etapa em que você cria o disco virtual faça o seguinte.
* Marque a opção Selecionar armazenamento gerenciado ou outro
existente e clique em procurar.
* Na tela que se abrirá, selecione o pool que você criou para a LVM no
lado esquerdo e no lado direito você cria um novo LV e seleciona ele
para uso com essa VM.

Voilá =)

> Moksha

Espero que isso te ajude.