Re: Qual a melhor versão para servidor?

Olá Fabiano!!

Veja só a maior vantagem da virtualização é justamente nesse seu caso, onde você só tem uma máquina e precisa instalar vários serviços, sistemas em servidores o ideal é que se tenha um serviço por máquina, como você só tem uma máquina física, você pode dividir ela é várias máquinas virtuais, isso vai estabilizar seus sistemas melhor e caso acontece algo errado com um deles os demais não sofrem.

com isso por exemplo vocêpode subir máquinas virtuais de acordo com a necessidade de cada serviço, por exemplo um servidor web Apache com PHP com 256 de Ram e 2GB de hd já está ótimo. Claro que isso depende de outro fatores.

Para fazer um estudo melhor você precisa de fazer um estudo:

Quais serviços pretendo oferecer(Web, MySQL, SAMBA, etc), quais o recursos (Hardware) eu disponho, qual a previsão de upgrade desses recursos, quantas pessoas irão mexer nos sistemas.

Depois é apenas escolher qual a tecnologia mais adequada para você, isso inclue um estudo de evolução e quantidade de sistemas futuros.

No meu cenário eu uso o KVM no ambiente de testes da equipe de desenvolvimento de sistemas, o ambiente roda em cima do Debian 6 + KVM, já no datacenter eu uso o VMWare ESXi + vCenter pois aqui eu preciso de suporte, já que uso storage como armazenamento + 5 servidores de produção em cluster e somos apenas 2 para suporta toda a infra.

Se você for sozinho para dar suporte e só possui uma única máquina, você pode usar tranquilamente a solução Debian + KVM que é muito simples de implementar e de manter.

Qualquer dúvida posso lhe ajudar a implantar o sistema.