Qual a melhor versão para servidor?

Olá lista,

Tenho aqui no meu trampo um servidor em Ubuntu 10.04 Server, inicialmente era em Debian 5, mas por dependencias de um site que tinha hospedado nele acabei mudando pro Ubuntu por questão de praticidade.

Agora que não tenho mais esse site hospedado internamente, vou refazer o servidor, e quero voltar para o Debian que foi meu primeiro contato com o mundo linux (paixão a primeira vista e por isso que entrei neste grupo).

O servidor é um core2duo, mobo intel dq35mp, 6GB RAM, 2x500GB HD Raid 1, não utilizo interface gráfica nele pra economizar recurso mesmo, mas se bem que as vezes sinto falta... Possivelmente no começo do ano passe por um upgrade de processador, ram, hd.

O que preciso nele é basicamente servidor de rede (dhcp, conectar/filtrar/distribuir internet, servidor de arquivos samba/ftp), servidor de banco de dados (mysql/firebird/postgree) e futuramente quero instalar servidor de email nele também. Estou desenvolvendo sistema de intranet (php, cgi, jquery, etc) que vai rodar também nele com módulos de acesso via internet (disponibilização de documentos públicos).

Qual a melhor versão atualmente do Debian para esse uso? Da pra ter interface gráfica light? uso muito a shell, mas tem hora que faz falta a interface gráfica, por exemplo usar o browser pra checar o modem (lynx pra isso foi horrível).

Sds,

Fabiano de Almeida.