Re: Troca de servidores DNS

----- Mensagem original -----
> De: "Leandro M. Pereira" <leandro2099@gmail.com>
> Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
> Enviadas: Terça-feira, 1 de Março de 2011 21:25:00
> Assunto: Troca de servidores DNS
> Boa noite a todos,

Bom dia

> Na empresa onde trabalho tenho um servidor windows 2003 que funciona
> como PDC, servidor de arquivos e DNS para a rede interna.

ok

> Ultimamente
> ele vem apresentando erros e queria aproveitar essa oportunidade para
> instalar DNS em um servidor linux, que já funcionam como gateway,
> firewall, ocs e mais uma serie de serviços. Ainda utilizo o debian
> Lenny nas maquinas.

arghhh deixa de ser pão duro e separe em 2 servidores. Se sua empresa tivesse apenas 10/15 máquinas tudo bem deixar tudo em um único servidor, mas com + de 150 maquinas na rede interna vale a pena vc separar os serviços para ter mais segurança. Vc foi avisado..80)

com relação so 2003, se vc estiver usando apenas como servidor de arquivos vale a pena vc estudar um pouco e migrar esta maquina ṕara um linux+samba+dhcp+dns+ldap.

> Mas agora vem o problema, tenho uma série de dúvidas que não consigo
> esclarecer quanto ao DNS interno:
> 1. preciso cadastrar todos os ip's utlizados no arquivo de
> configuração do bind? são cerca de 150 maquinas.

não é estritamente mandatório , mas bem que vc poderia integrar o dns com o dhcp. Faciliat e MUITo a sua vida como administrador.

> 2. a função do servidor de dns, aqui na empresa, é agilizar o logon
> das máquinas no PDC, não preciso, por enquanto, resolver nomes de email e
> internet.

ok não só o logon como outras coisinhas a mais. um dns interno ajuda não só na resolução de nomes internos como tambem cache se vc estivar usando algun dns com esta capacidade ( como por exemplo o BIND9)

> 3. existe algum problema em deixar 2 maquinas como servidores de dns?

não e é MUITO indicado isto. conf de dns master/slave .

> 4. instalei o mydns, seguindo o tutorial do site "howtoforge", mas não
> percebi nenhuma diferença. Segue link:
> http://www.howtoforge.com/installing-mydns-ng-and-mydnsconfig-3-on-debian-lenny

bem este eu não conheço. Sou da velha guarda que prefere o uso do bind. Apesar da curva de aprendizado ser um pouco maior ele tem muita doc na net e é facil a integração com o dhcp.
pelo que lembro no próprio howtoforge tem explos disto.

> Bom, acho que é só isso.
>
> Atte,

[]s
> --
> Leandro M. Pereira <leandro2099@gmail.com>

Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux
cel 011 9235-4327 tel 011 3596-4881/4882
http://www.contatogs.com.br