Re: Tabela de partição

Não é necessário reinicializar o sistema, porém você precisa sair do modo
multi-usuário (telinit 1), desmontar todas as partições e remontar a
partição raiz (/) como de leitura apenas. Certamente terá que parar muitos
dos serviços e daemons que estejam rodando para conseguir desmontar o
disco.

Deve-se ressaltar que seria uma temeridade mexer em partições em modo
multi-usuário, assim como qualquer outra atividade administrativa que
altere significativamente o sistema de arquivos.

--
Prof. Dr. Flávio M. Matsumoto
UFPR - ET - Departamento de Química