Debian 64

Saudações pessoal.
Tenho um desktop com "Athlon II X2" que trabalha em 32 ou 64 bits, com não conheço muito bem as tecnologias 64 bits instalei o Debian 32b mesmo. Mas agora estou afim de conhecer o desempenho de 64b, mas minha dúvida é o seguinte:

Instalando o sistema com 64 bits, os programas em 32 funcionarão normalmente em conjunto com os que estiverem em 64b????? O aptitude funcionará normalmente com os repositórios Debian e de outros programas????

--
Cleber Ianes
Ger. de Tecnologias Livre