Firewall no Debian 6

 Boa tarde!
Colegas, gostaria de saber se alguém da lista poderia me enviar um passo a passo de como montar um firewall com o Debian 6 a partir do zero, já estou com ele instalado no básico pra funcionar. Pesquisei alguns documentos mas algumas informações não batem (tipo: o diretório X que é citado no documento não existe no sistema etc.).
Obs.: Preciso aprender Linux na marra, primeiro porque há muito tempo fiquei admirado/fascinado com ele, e até tinha tentado utilizá-lo profissionalmente na empresa em que trabalho, tentado há anos, mas até então não consegui. Contudo, houve uma mudança na diretoria e já me foi comunicado que a partir de Janeiro o GNU/Linux estará em primeiro plano, conforme eu já havia pedido, daí sinto que agora é a hora de me profissionalizar sem dúvida alguma.
Peço a ajuda daqueles que puderem me ajudar.
Att.
Marcus