Re: erro aptitude

Olá,

On 15-10-2011 00:15, Márcio Pedroso wrote:
> eu fui atualizar o meu debian wheezy e ele começou a mostrar esse erro
> abaixo.. dei uma googleada e dizia pra eu utilizar o backup que ele
> gerava do status em /var/backup/ copiei e substitui o
> /var/lib/dpkg/status e o erro persiste
> alguma ideia povo?

O status foi corrompido.  Você tem outros backups desse arquivo? Mais
antigos já que você restaurou um backup e não resolveu?

O status é um arquivo importante e não é possível reconstruí-lo. Você
pode editá-lo para remover o erro, mas só o fato dele estar corrompido
é preocupante.

Isso não acontece à toa, você teve algum "crash" no sistema ou algum
programa que possa ter causado problemas enquanto operava dpkg/apt?

> Extraíndo templates de pacotes : 100%
> Pré-configurando pacotes ...
> dpkg-query: error: parsing file '/var/lib/dpkg/status' near line 24351
> package 'bricscadv11':
>  blank line in value of field 'Description'

O erro indica que o Description está vazio, você poderia mostrar as
linhas antes e depois da linha 24351 e nós provavelmente podemos
resolver esse pedaço, mas o arquivo status deixou de ser confiável.

> exim4-config.postinst: [WARN] Installed debconf version is broken.
> Aborting preconfigure.
> dpkg: error: parsing file '/var/lib/dpkg/status' near line 24351 package
> 'bricscadv11':
>  blank line in value of field 'Description'
> A instalação de um pacote falhou. Tentando recuperar:
> dpkg: error: parsing file '/var/lib/dpkg/status' near line 24351 package
> 'bricscadv11':
>  blank line in value of field 'Description'

Além do status, o próprio debconf está tendo problemas, ele parece
corrompido e sem conseguir terminar a configuração do exim4, essa
instalação parece bem problemática.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org>