Re: Programas para cada grupo de usuários.

no linux nós temos controle de arquivos somente por usuários e grupos, sendo
que eu posso configurar um arquivo ou pasta para somente um usuário ou um
grupo. dessa forma eu não consigo ajustar permissões diferentes para usuários
e grupos diferentes

com acl você pode, de maneira explícita, descrever qual o tipo de acesso que
vários usuários ou grupos individualmente podem ter. dessa forma, voce poderia
dizer que o executável do wireshark pode ser executado somente por um usuário
específico, ou um conjunto de usuários, mas sem a necessidade de colocar todos
em um grupo.

não gosto da comparação, mas é bem similar ao sistemas de permissões do
windows.

é meio complicado, mas tem bons artigos falando dele na internet, recomendo a
leitura desse: http://www.hardware.com.br/dicas/acl-linux.html