Programas para cada grupo de usuários.

Saudações.
A alguns anos acho que já fiz essa pergunta por aqui e não obtive resposta.
Meu ambiente:
    Tenho 10 usuários que utilizam o mesmo computador;
        04 crianças
        01 Pai
        01 Mãe
        01 Convidado1
        01 Convidado2
        01 EditVideo
        01 Programador
    Grupos:
        infantil
        edição
        programação
        users
        supervisão

Quero que determinados programas estejam disponíveis para os usuários conforme o grupo, por exemplo:
        Firefox = infantil, edição, programação e users
        wireshark = supervisão
        virtualbox = programação
        rhythmbox = users

Esse ambiente é hipotético, só para ilustrar o que quero, meu ambiente real é bem mais complicado. Mas com o básico já conseguirei adaptar.
Alguém sabe como faço para definir que determinado programa esteja disponível para grupos específicos.

--
Cleber Ianes
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338