Re: Debian-6 32bits reconhecer 8gb de Ram

Utilize o pacote : linux-image-2.6-686-bigmem ou mais atual.

Abraço

________________________________
De: Henrique de Moraes Holschuh <hmh@debian.org>
Para: André Ribas <andreribas@gmail.com>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Terça-feira, 16 de Agosto de 2011 15:09
Assunto: Re: Debian-6 32bits reconhecer 8gb de Ram

On Tue, 16 Aug 2011, André Ribas wrote:
> Pessoal, continuo pesquisando sobre o PAE e não estou conseguindo
> encontrar informações a respeito de queda de performance com este
> modo.
>
> O que pude encontrar é que ao trabalhar com o PAE ativado o sistema
> operacional tem acesso a um máximo de 64GB de ram mas cada processo
> pode acessar um máximo de 4GB.
>
> Vocês poderiam citar alguma fonte que confirme essa queda de desempenho?

Leia os manuais da arquitetura IA32.  Não vai achar isso na documentação
café-com-leite.

http://www.intel.com/products/processor/manuals/

Alguns testes mostram perdas de performance (como sempre, depende do
tipo de carga) que vão de 0% a 10%.  O mais típico parece ser algo perto
de 1%.

Aumentar a quantidade de RAM exarcerba o problema.

Como eu disse, teste sua aplicação. Só assim você tem como quantificar.
E o assunto se não é importante o suficiente para justificar o trabalho
de fazer os testes, então use o que for mais simples e confortável para
você.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond