[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Kernel 3.0



On 15/08/2011 09:47, Junior Polegato - Linux wrote:
Olá!

Reparei esse dias que o note se apresentava um pouco mais lento, então reparei no monitor de frequência que sempre variava pela demanda, "ondemand mode", estava travado em 1,00GHz, aí vi que estava em "perfomance mode", então tentei passar para "ondemand" e nada, então pensei: "Espera aí! Meu processador é de 2,00 GHz e não 1,00 GHz! O que está acontecendo?".

Fui ver o arquivo /proc/cpuinfo (abaixo) e me pareceu normal a menos de "cpu MHz : 1000.002" com processamento no talo! Deveria ser 2000.000 ou próximo disso!

Então fui ver informações no kernel com dmesg sobre a cpu (mais abaixo), foi detectada normalmente mas algumas linhas, como "Switched to NOHz mode on CPU #n", e outrasque se repetem me chamaram a atenção:

"ondemand governor failed, too long transition latency of HW, fallback to performance governor"

Em suma, o Kernel 3.0 está "perdendo" metade dos meus processadores! Ou eu estou errado? Alguém sabe se tem alguma configuração a se fazer para o kernel reconhecer corretamente? Ou este 1,00 GHz está correspondendo de forma errônea aos 2,00 GHz?

Bom, em todo caso, vou voltar ao 2.6 por enquanto, pois do resto não notei nada diferente.

Bom dia Júnior,

A série 3 apesar de ser estável ainda não é aconselhável. Algumas pessoas relatam melhoras e outras pioras no desempenho das máquinas. Não que o kernel tenha mudado alguma coisa ( like kde4 ) mas é sempre prudente dar um tempo no desenvolvimento e ajustes que eles estão fazendo.

Abraços,


Flávio


Reply to: