Re: Usar a banda máxima para um serviço

O Sr. já experimentou substituir seus xNATs por uma VPN ?

Eu tenho esta configuração em um cliente, em que um dos lados tem apenas 2 MB de banda ( o lado dos servidores ERP ), e o outro lado, tem mais banda .

O acesso é satisfatório .

As vantagens de usar VPN é que ao invés de pacotes TCP usa-se pacotes UDP, que são mais "econômicos" em consumo de banda, e além disso, o OpenVPN tem compressão de dados. diminuindo ainda mais o consumo de banda .

Eu segui estes tutoriais, com as devidas modificações para que se ajustasse ao ambiente naturalmente .

http://www.shorewall.net/OPENVPN.html

http://www.shorewall.net/bridge-Shorewall-perl.html

http://www.shorewall.net/SimpleBridge.html

Sim, eu uso Shorewall em todos os meus firewalls, e sim, minha VPN é uma bridge, o que permite que até mesmo volumes e impressoras compartilhados sejam acessíveis dos dois lados .

Fábio Rabelo