De: Yuri Braz <braz.yuri86@gmail.com>
Data: 9 de julho de 2011 07:48
Assunto: Re: Ajuda por favor!
Para: Fabricio Cannini <fcannini@gmail.com>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org, Breno da Lomba Agnelli <falecombreno@gmail.com>

Realmente, boa sorte com teu Ubuntu. Você não parece nem um pouco disposto a aprender a utilizar o Debian, e sua raiva te cega meu amigo.

1 - O problema das partições é básico. Você tinha quatro partições, redimensionou uma. Continuou com 4 partições, certo? 4 Partições primárias é o máximo que qualquer distro, inclusive o Windows, consegue formar. Não depende do SO, mas sim da tabela de partições que segue o antigo modelo formado na era do dos. São quatro no máximo, e os 8.5 Gb que sobraram, vão para o limbo, porque não dá para fazer outra partição. O que você poderia fazer é apagar uma das partições, criar uma partição extendida - que conta como primária, mas dá para fazer outras dentro dela - e ai sim, fazer um esquema de particionamento para instalar o seu SO.

2 - O problema do boot foi distração sua. O Debian oferece o HD principal como sendo o espaço adequado para instalar o grub porque é ele que inicia depois do POST da máquina. Se você instalar o grub em outro lugar, ele simplesmente não vai iniciar - a não ser que se troque o dispositivo de boot. Mas de qualquer forma, isso é uma sugestão do Debian, que se você tivesse olhado atentamente, poderia ser trocada. Antes da lista de partições tem o local para você escolher o dispositivo meu amigo. Olha direito que você acha, e pode instalar o grub no pen drive.

3 - Com um cd e sem Internet você não vai fazer nada. O Debian é uma distro altamente estável e que tem como principais utilizadores administradores de rede, que a utiliza em servidores de rede. O primeiro cd é voltado para esse publico alvo. Mesmo que você instale o modo gráfico nele, não vai vir nem com BrOffice, nem com tocador multimidia. Para usuários finais eu recomendo no MÍNIMO os dois primeiros cds, para ficar com um sistema legal e funcional. Mas o ideal mesmo é o primeiro DVD.

Mas com essa falta de paciência e arrogância com o SO, é melhor mesmo você desistir. Boa sorte com teu Ubuntu.

--
Yuri Rodrigues BrazITIL V3 Foundation Qualification in IT Service Management
Junior Level Linux Professional (LPIC-1)

http://yuribraz.com.br
+55 62 8428-4554 (Oi)
+55 62 9154-9974 (Claro)

Boa sorte com o ubuntu.