Re: iptables

Usar firewall em máquina virtual não funciona muito bem. Já tive problemas semelhantes, e para bloquear ou liberar acessos para outra máquina virtual, eu tinha que adicionar a regra na chain INPUT, que não faz muito sentido, pois seria como aplicar a regra para a própria máquina. Mesmo colocando a máquina virtual onde o iptables estava ativo como gateway padrão no cliente, não funcionava.

Meu conselho é que se vc quiser aprender a mexer com iptables, utilize uma máquina real, porque todas as chains irão funcionar corretamente e vc conseguirá fazer redirecionamentos, DNAT, NAT e várias outras coisas sem erros e sem gambiarras.