Re: Atualização de versão

Em Quinta-feira 14 Abril 2011, às 14:55:52, DIEGO MONTE escreveu:
> Galera boa tarde!
>

> Tenho dois servidores rodando debian etch gostaria de atualiza-los para
> squeeze como devo proceder?
>

> Grato,
> Diego Monte
> User Linux#402556

Boa tarde!

É chover no molhado, você até espera ler isto o que eu irei escrever,mas irei
escrever mesmo assim:

1 - O procedimento varia de acordo com a importância do seu servidor. Eu
duvido seriamente que se você (ou qualquer outra pessoa com mais de 10
neuronios) usasse debian linux em uma usina nuclear controlando as barras de
grafite, e com você fazendo o upgrade dentro da usina, você usasse o
chuck_norriz mode=on, como foi citado humoristicamente sobre servidores de
baixa ou nenhuma importância. Quanto maior a importância do seu servidor para
a empresa e para o seu emprego, maior o cuidado que você deve ter. Isto é
trivial e eu nem deveria estar falando isto.

2 - Leia a documentação da versao do debian para a qual você irá atualizar.
Ela diz passo a passo e detalhadamente como conduzir um upgrade tranquilo.
Geralmente, após trocar os sources no sources.list, vc atualiza o seu apt-get,
dpkg , kernel e libc. Depois do reboot com o seu kernel novo, vc atualiza o
resto, mas isto pode variar de versão para versão. Leia a documentação de cada
versão.

3 - teste isto tudo acima ANTES em uma máquina de testes. De preferencia um
espelho fiel do servidor que você irá atualizar. Isto pode gastar tempo, mas
economiza dor de cabeça.

4 - se for apenas o seu servidor de arquivos da sua casa, bem, use o chuck.

5 - faça backup antes para não chorar depois.

6 - prepare-se psicologicamente para tudo dar errado e você ter que instalar
do zero. Poucas possiblidades, mas existe o fator murphy_mode=boolean.

Abraços
Tux