Re: Re: Ext4 some com 11Gb da minha parti??o

No momento da formatação das partições você pode passar a opção "-m" para controlar o percentual de espaço em disco reservado para o superusuário. O percentual padrão é 5%. Em um HD Externo de 1Tb que eu uso para backup e dados não cruciais, eu formatei com 1% reservado e não tive quaisquer problemas.

# man mkfs.ext4

André Nunes Batista
Blog: http://tagesuhu.wordpress.com/
PGP Public Key: 0x7b0590cb6722cf80

2011/4/1 Leslie H. Watter <leslieh@celepar.pr.gov.br>
Oi Flamarion, lista,

Em Fri, Apr 01, 2011 at 01:07:53PM -0300, Flamarion Jorge escreveu:
| Aproveitando a thread, eu me encontrei na mesma situação do colega que
| postou a dúvida inicialmente.
|
| Entretanto mesmo removendo os espaços reservados para ambas as partições
| que tenho e executando uma checagem, o espaço ainda continua reservado.
|
| Tanto usando a opção -m 0 ou a opção -r 0, minhas partições ainda
| continuam com blocos reservados.
|
| Meu disco tem 500 GB, resevei 2GB para Swap, 98GB para  o / e 400GB para
| /home, só que o sistema está "roubando" 8GB do meu sda5 e 33GB do meu sda6.
|
| Filesystem            Size  Used Avail Use% Mounted on
> [...]

Veja que quanto maior o disco, mais áreas de superbloco vc vai ter para
ter o controle dos i-nodes do disco.

Eu sei que em um disco de 1TB alguns GB ficam "reservados" para os
superblocos. Acabei pesquisando isso há algum tempo e não tenho mais os
dados concretos. Porém cabe levar em conta esse fato.

O sistema de arquivos que menos ocupou espaço com controle foi o reiserfs3
na época em que fiz os testes.

Sendo assim, se seu disco tem 500GB vc não vai conseguir alocar os 500GB
para dados.

[]s

LEslie

--
Leslie H. Watter
Gerência de Inovação Corporativa / CELEPAR